quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Crónica – viagens de finalistas sim, mas com balão!

“Mãe, pai, eu vou apanhar uma bebedeira todos os dias e entrar em coma alcoólico no ultimo dia da viagem, mesmo depois de ter aviado uma série de gajos com uns bicos!” Isto deveria ser o que todos aqueles que embarcam nas viagens de finalistas de secundário deveriam dizer aos seus pais em vez de: “pai, mãe, olhem os meus amigos vão todos, eu também quero ir, posso? Digam que sim, eu porto-me bem e não me perco!”, e eles coitados, sim filha vai lá, ou então se forem como os meus: “trabalhas? Ganhas o teu dinheiro? Não pois não, então eu também não pago!”.
É uma tradição que data sei lá de quando que tem-se vindo a transformar ao longo dos anos. No inicio desta prática das viagens de finalistas, os finalistas, da zona centro, iam uma tarde até à Costa da Caparica com as suas merendas, os da zona norte, iam até Espanha, safavam-se mais um bocadinho, e os do Sul, esses sim tinham ali a praia ao pé, para quê ir parar mais longe. Hoje em dia, tanto norte como centro como sul, vão para onde forem, a garrafinha de Vodka também vai.
O alcoolismo dos adolescentes é algo grave, porque o alcoolismo dos adultos, esse não, esse é muito pacifico. Ultimamente o destino preferido dos estudantes portugueses, tem sido Loret de Mar, em Espanha, têm discotecas, praia e álcool. Para quem não sabe, o finalista de secundário é aquele que está prestes a entrar na universidade, não aquele que está prestes a entrar em coma alcoólico ou nos AA.
A partilha e o convívio é o objectivo das viagens de finalistas, mas não é a partilha de charros e de seringas nem o convívio sexual, quer dizer, não devia ser, mas vai-se a ver e é isso mesmo que acontece.
Conheço uma história, de uma aluna finalista que foi na sua viagem de finalistas o ano passado, que quando chegou só se lembrava de ter ido para lá. O que levou a uma imediata elaboração da viagem dela. Viemos a saber que ela no dia em quem chegou, já ia tão bêbada que foi parar ao quarto errado com 2 jovens negros vindos da escola secundária sem 3º ciclo, sem portas e sem janelas de Maputo. Foi lá que viveu experiências que ela própria não se recordava, mas que veio a dizer que lhe doía uma bocadinho a zona da snita.
Por acaso não fui nem vou a uma viagem de finalistas, não apenas pelas razões dos meus pais, mas também pelas minhas, detesto cheiro a vomitado, não suporto, já para não falar que não consigo dormir com gemidos de fundo. E depois quando tento tomar um comprimido para uma enxaqueca posso acabar por tomar uma pílula do dia seguinte da minha colega de quarto e aí faço um aborto da dor de cabeça.
O que é certo, é que no final da viagem chegam todos a casa muito limpinhos e arranjadinhos e o que na realidade se passou na viagem fica sempre escuro para os pais, eles coitados vão saber isto: “ pai, mãe, eu vi os Reis de Espanha, eles tavam lá!”.
Acho que agora já devem compreender a ideia inicial da crónica, caso contrario estão em estado de embriagues!

By: Chris Stone

4 comentários:

Anónimo disse...

aa modos qeu uma vez fiz uma viagem d finalinstas quando acabei a 4ª class da nha escola, fomos acampar inte a escaramijeira d cima agente mais os professores e mais os nossos amigs e mais os pais e mais os caes e mais os gatos e tudo e tudo e tudo e tudo e bebemos muinto alque porqe a nha mae levou umas garrafs d champomi e aquilo ainda deu pra agente beber meio copo cada um..a modos que eu tinha 15 ianos na altura hora foi a coisa de 40 ianos ja na altura era mto divertido

Anónimo disse...

LOOOL
o que eu não me ri com este artigo! por isso é que eu n vou! é para n fazer nda desviante...(cof cof)

Anónimo disse...

olha este agora com o desviante fez-me lembrar dos comportamentos desviantes, que é de sociologia, o que me fez lembrar das minahs aulas de sociologia e o que me fez depois lembrar da minha professora de sociologia e o que me ta a fazer vaguiar por entre uma serie de pensamentos relacionados com essa ave rara:
-pelos enormes no pescoço
-velha do pior
-barulhos irritantes com a boca
-a velha que diz + de 60 vezes a palavra portanto numa aula
-e tantas outras merdas irritantes que esta senhora faz!

Anónimo disse...

ai amigo anonimo ainda bem que gostou da minha cronica! depois passe ca por casa para eu lhe pagar o que tava combinado!
eheh

Amyzinha TV

Dadonde nos andem a b'sitar!

ip-location